Peru: nova pesquisa aponta empate entre Humala e Keiko Fujimori


Os dois candidatos à Presidência do Peru estão em empate técnico na corrida do segundo turno, marcado para 5 de junho. Segundo nova pesquisa do instituto Ipsos Apoyo divulgada nesta quarta-feira (), o nacionalista de esquerda Ollanta Humala está com 39%, enquanto Keiko Fujimori, de direita, aparece com 38%.

 
O levantamento mostra uma disputa mais apertada que em pesquisas anteriores publicadas nesta semana. Os dados foram coletados 23 e 30 do mês passado, com 1.983 pessoas. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.
 
No primeiro turno, Humala e Keiko tiveram 31,7% e 23,6% dos votos, respectivamente. O candidato nacionalista levava vantagem em pesquisas anteriores, mas a filha do ex-presidente Alberto Fujimori conseguiu reduzir a diferença. 
 
Apesar das últimas pesquisas mostrarem um encurtamento da distância entre os candidatos, a consultoria americana Eurasia avalia que Humala tem uma chance de 70% de vencer a eleição. De acordo com o analista Erasto Almeida, da Eurasia, Keiko “terá dificuldade para reverter uma tendência em que os eleitores têm garantido um aumento gradual do apoio a Humala ao longo dos últimos três meses”.
 
Ainda segundo Almeida, o crescimento de Humala deve ser atribuído à percepção de que ele é o melhor candidato para promover a mudança desejada pela maioria dos eleitores. “Fujimori tentará expandir sua base de apoio questionando o voto pela ‘mudança’ em Humala e retratando-o como um radical”, diz o analista. Por outro lado, “ela enfrentará uma batalha em terreno íngreme para virar o jogo, num contexto em que a campanha dele tem adotado um tom muito mais moderado do que o da última eleição presidencial.”