Inácio participa da caminhada do 17º Grito da Terra Brasil


O Senador Inácio Arruda participou, nesta quarta-feira (18), da caminhada do 17º Grito da Terra Brasil, em Brasília. Os cerca de cinco mil trabalhadores e trabalhadoras rurais, integrantes da CONTAG, defendem um Brasil sustentável, sem fome e sem pobreza. Com bandeiras e faixas nas mãos, os trabalhadores ouviram Inácio apoiar a causa e se colocar à disposição para defender a pauta da categoria.

 Agricultor familiar tem crédito maior e juros menores

O governo federal anunciou, durante o encerramento do ato, a redução dos juros nas linhas de investimento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). As taxas vão variar de 0,5% a 2% para todas as linhas, a partir de julho deste ano, início da Safra 2011-2012. Antes, os juros chegavam a 4,5%. Para a próxima safra, também foi anunciada a garantia de R$ 16 bilhões para crédito e a unificação do limite dos investimentos para R$ 130 mil.

Plenário do Senado      

O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) também saudou, no Plenário do Senado Federal, o Grito da Terra e disse que os trabalhadores precisam debater com o governo federal e com o Congresso Nacional a ampliação de políticas públicas voltadas ao pequeno produtor rural, responsável hoje por grande parte da produção de alimentos no Brasil.

 –  Apoiar as reivindicações da pauta apresentada por eles é uma necessidade do Congresso Nacional. É muito importante a nossa aliança, de senadores e deputados, aos trabalhadores rurais – argumentou o senador.

 Inácio Arruda destacou ações que podem melhorar a produção desses trabalhadores nas áreas irrigadas atualmente no Nordeste.

 Sobre a CONTAG

 A CONTAG é maior entidade sindical de trabalhadores e trabalhadoras rurais da América Latina. Representa aproximadamente 20 milhões de trabalhadores e trabalhadoras rurais, organizados em 27 federações estaduais e mais de 4 mil sindicatos. Essa organização se constitui no Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais – MSTTR.