Os ministros do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, e da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, participaram nesta segunda-feira (9), em Brasília (DF) da reunião que marca o início da negociação da pauta de reivindicações apresentada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) ao governo federal.
O ministro Afonso Florence destacou que este é momento do diálogo entre governo e movimento para responder à pauta da entidade. “Nós temos reuniões durante toda essa semana, com as secretarias do MDA, ao mesmo tempo em que construímos agendas com diversos ministérios e com a presidenta Dilma".
A construção de um Brasil rural sustentável, segundo o presidente da Contag, Alberto Broch, será o foco da pauta do 17º Grito da Terra . “Na abertura das negociações, quero ressaltar a importância de avançarmos mais nas políticas públicas para os homens e mulheres do campo, aliando o combate a fome com a redução das desigualdades regionais, de gênero e de geração, reforçando as condições para o desenvolvimento sustentável”.
Sobre as proposições da Contag, o ministro Gilberto Carvalho afirmou que a ampla pauta precisa ser pensada em conjunto para os próximos quatro anos. "Quando a presidenta Dilma recebeu a pauta da Contag, deixou muito claro que ela quer o governo aberto para o dialogo. Sabemos que esta conversa deve combinar duas coisas, muita transparência e muita fraternidade”.