Coreia do Sul e EUA realizarão exercícios em ilhas fronteiriças


As forças armadas da Coreia do Sul e dos Estados Unidos realizarão este ano suas primeiras manobras conjuntas em ilhas próximas à fronteira marítica com a República Popular Democrática da Coreia (RPDC), consideradas outra demonstração de força contra a Coreia do Norte.

Detalhes dos exercícios foram analisados por comandantes da Marinha de ambos os lados em uma reunião nesta semana na ilha de Baengnyeong, de acordo com funcionários das forças sul-coreanas citadas por meios de comunicação.

Essa foi a primeira vez que representantes dos dois exércitos realizaram conversações estratégicas em uma ilha fronteiriça do Mar Oriental, desde a declaração do armistício na Guerra da Coreia (1950-1953).

Segundo informado pelos militares, nesta ocasião foram inspecionados lugares de treinamento e outras condições nas cinco ilhas próximas do limite fronteiriço.

A data exata das manobras ainda está aberta, mas uma fonte sul-coreana adiantou a possibilidade de que sejam realizadas em julho, antes dos exercícios anuais "Ulchi Freedom", em agosto.

A Coreia do Sul estacionou recentemente mais peças de artilharia na ilha e também em Yeonpyeong, lugar que foi cenário de uma troca de tiros em 23 de novembro de 2010, o que aumentou as tensões na península.

Nessa data, o norte respondeu com tiros de artilharia a disparos realizados pelo sul contra suas aguas territoriais, com o saldo de quatro mortos e vários feridos na ilha sul-coreana.

Pyongyang qualificou o incidente de provocação instigada pelos Estados Unidos e sua reação como um ato de defesa.