Chávez visita o Brasil no próximo dia 6


O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, virá ao Brasil em visita oficial no dia 6 de junho. A data foi definida nesta terça-feira (/05), em uma conversa por telefone entre Chávez e a presidente Dilma Rousseff, no fim da manhã. De acordo com assessores, a iniciativa do telefonema foi do líder venezuelano. 

 
Apenas no ano passado, a relação comercial entre Brasil e Venezuela envolveu 4,6 bilhões de dólares. Em geral, o Brasil exporta para a Venezuela alimentos, como frango desossado e carne bovina, enquanto os venezuelanos vendem para os brasileiros, essencialmente, petróleo e derivados. 
 
No começo do mês, Chávez havia marcado viagens ao Brasil, Equador e a Cuba. Mas as visitas foram adiadas por recomendação médica. Na ocasião, a embaixada da Venezuela explicou que o governante teve um agravamento de uma lesão no joelho e foi aconselhado por uma junta médica a permanecer em repouso. A piora ocorreu durante o esforço físico de Chávez na entrega de unidades habitacionais no dia em que embarcaria para o Brasil.
 
No encontro com Dilma, está prevista a assinatura de 17 acordos nas áreas de energia, agricultura e ciência e tecnologia. Será a primeira visita de trabalho de Chávez ao Brasil no governo Dilma. O venezuelano esteve na posse da presidente, em 1º de janeiro, mas não houve reunião bilateral.