Dois filmes nacionais, “Trabalhar Cansa” e “Abismo Prateado”, serão distribuídos no mercado internacional, após negociações durante o Festival de Cinema de Cannes, realizado na última semana, na França. As ações fazem parte do programa Cinema do Brasil, realizado por meio de parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo (Siaesp).
O “Abismo Prateado”, de Karim Aïnouz, já está trabalhando com um vendedor e foi convidado a competir oficialmente na Seção Horizontes do Festival de San Sebastián, que acontece de 16 a 14 de setembro na Espanha, onde disputará um prêmio de 10 mil euros de direção e mais 25 mil euros para a distribuidora estrangeira.
“O mercado internacional está com os olhos voltados para nós. A procura por produtoras brasileiras para filmar no Brasil aumentou sensivelmente de quatro anos para cá", afirma o diretor do programa, André Sturm. Paralelamente, outros negócios envolvendo produtoras associadas ao programa também tiveram resultados positivos, como uma parceria para a coprodução do filme “Malandro", um road movie de quatro milhões de euros que terá como protagonista o cantor Seu Jorge.