Em café da manhã realizado pela Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACERT), nesta segunda-feira (), o senador Inácio Arruda (PCdoB) confirmou a disposição do Senado de votar a PEC do Diploma, caso as MPs, que trancam a pauta da Casa, sejam votadas. Na ocasião, mais quatro deputados da bancada cearense confirmaram voto favorável à PEC do Diploma na Câmara Federal.
Raimundo Gomes de Matos (PSDB), Raimundo Macêdo (PMDB), Arnon Bezerra (PTB) e Gorete Pereira (PR) colocaram seus mandatos à disposição das lutas dos jornalistas pela volta da obrigatoriedade de curso superior em Jornalismo para o exercício da profissão e pela democratização dos meios de comunicação no Brasil.
No evento, convocado pela entidade patronal para pedir o apoio da bancada federal à proposta de revisão da Lei do Direito Autoral, o deputado Chico Lopes (PCdoB), apoiador da PEC do Diploma desde o início da tramitação da proposta, cobrou dos representantes das emissoras de rádio e televisão do Ceará "transparência e democracia dos meios".
"Porque tem rádio no interior em que eu falo e rádio em que eu não falo?", questionou Chico Lopes. "Rádio tem de ser democrática e não cabide eleitoral. Queremos uma lei democrática", cobrou.
Na oportunidade, o Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce) entregou aos parlamentares e patrões o Manifesto em Defesa da Democratização dos Meios de Comunicação. O texto foi aprovado em plenária dos movimentos sociais e entregue ao ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, no dia 20 de abril, em Brasília.