Todos os 65 mil postos de vacinação do País deverão estar abertos no próximo sábado () para atender à população no Dia de Mobilização Nacional de Vacinação contra a Gripe. Segundo o Ministério da Saúde, o dia "D" tem como objetivo reforçar a importância da vacinação para os públicos-alvo, que este ano foi ampliado: além dos idosos e povos indígenas, também devem tomar a vacina as gestantes, crianças de 6 meses a menores de 2 anos ( ano 11 meses e 29 dias) e trabalhadores de saúde.
Veja aqui as recomendações do ministério sobre a campanha.
A campanha, que abrange todo o Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo ministério, secretarias estaduais e municipais, utilizará 32,7 milhões de doses. A vacinação vai até o dia 13 de maio.
A vacina protege contra os três principais vírus que circularam no hemisfério Sul em 2010, entre eles o da influenza A (H1N1). Segundo o ministério, as doenças causadas pelos vírus da influenza acometem, em sua grande maioria, idosos e crianças com menos de dois anos, além das gestantes, que também são muito vulneráveis.
Ao todo, os cinco grupos prioritários da campanha de vacinação somam aproximadamente 30 milhões de pessoas. A meta do Ministério da Saúde, estados e municípios é vacinar 80% dessa população alvo, o que representa cerca de 23,8 milhões de pessoas. Durante a campanha, serão mobilizados mais de 240 mil profissionais de saúde no País.