Projeto Escola no Cinema


A Prefeitura de Maranguape por meio da FITEC e em parceria com a Associação dos Agentes do Patrimônio Natural e Cultural de Maranguape (APAMA) está agendando escolas interessadas em participar do Projeto Escola no Cinema.

A iniciativa disponibiliza para o público escolar um espaço com 133 lugares (Sociedade Artística Maranguapense), 01 telão de 200 polegadas, com imagem de alta resolução e sonorização profissional para a realização de sessões de cinema. A primeira exibição aconteceu na última quinta-feira. Alunos da Escola Luiz Girão, do distrito de Tabatinga assistiram o filme "O Triste Fim de Policarpo Quaresma".

O filme é baseado no romance que discute principalmente a questão do nacionalismo, mas também fala do abismo existente entre as pessoas idealistas e aquelas que se preocupam apenas com seus interesses e com sua vida comum. Com uma narrativa leve que em alguns pontos chega a ser cômica, mas sempre salpicada de pequenas críticas a vários aspectos da sociedade, a história se torna mais tensa apenas quando o autor analisa a loucura e no seu final, quando são feitas duras críticas ao positivismo e ao presidente Floriano Peixoto (-1894).

Escrito por Lima Barreto, foi levado a público pela primeira vez em folhetins, publicados, entre Agosto e Outubro de 1911, na edição da tarde do Jornal do Commercio do Rio de Janeiro. Em 1915, também no Rio de Janeiro, a obra foi pela primeira vez impressa em livro, em edição do autor.
 
Serviço
As Escolas Maranguapenses que quiserem agendar podem entrar em contato com a FITEC:
() 3341.5705 / () 8637.9654