Presidente de El Salvador tem 85% de aprovação


O presidente de El Salvador, Maurício Funes, conquistou 85% de aprovação, segundo pesquisa divulgada nesta segunda-feira () pelo jornal local O Mundo. Enquanto 51% da população concorda que Funes tem "uma forte aliança". 34% acredita que ele exerce uma liderança moderada e 14% classifica seu governo como "fraco".

Em relação aos partidos, 32% dos cidadãos salvadorenhos têm preferência pela Frente Farabundo Martí de Libertação Nacional (FLMN), partido governista de orientação progressista. Outros 18% são a favor da Aliança Republicana Nacionalista (Arena) e 3% votariam na Grande Aliança pela Unidade Nacional, sendo ambos de direita.

Cerca de 46% dos entrevistados declararam que não têm preferência por nenhum partido.

A pesquisa, realizada pela empresa Cid-Gallup, entrevistou 1.200 salvadorenhos com mais de 18 anos, durante a última semana de março, em regiões de todo país. A sondagem foi encomendada pela Presidência da República.

No começo de março, uma pesquisa divulgada apontava que aproximadamente 69% da população de El Salvador aprovava a gestão de Funes. Os dados da sondagem foram pesquisados pelo jornal La Prensa Gráfica.

Maurício Funes se tornou presidente em 2009, ao conquistar o poder para a esquerda pela primeira vez em seu país. Funes foi um dos comunicadores mais influentes no país e deixou a profissão para se dedicar à política, carreira que o levou à presidência da República.

Durante os 20 anos que se dedicou ao jornalismo ganhou popularidade, principalmente, por suas fortes críticas a diversos setores e ao governo. Sua chegada ao poder colocou fim aos 20 anos de hegemonia da direitista Aliança Republicana Nacionalista (Arena).