O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) abriu inscrições para a 24ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, que em 2011 faz parte das comemorações do Ano Internacional do Afrodescendente e homenageia os 100 anos de nascimento do artista plástico Caribé. As inscrições podem ser feitas até o dia 8 de julho nas Superintendências do Iphan em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal.
Cada ação só poderá ser inscrita em um das sete categorias previstas no edital: Promoção e Comunicação; Educação patrimonial; Pesquisa e inventário de acervos; Preservação de bens Móveis; Preservação de bens Imóveis; Proteção do patrimônio natural e arqueológico; e Salvaguarda de bens de natureza imaterial.
Os candidatos podem ser pessoas físicas ou jurídicas e deverão apresentar um dossiê ilustrado para caracterizar a atividade sugerida. Comissões presididas pelas Superintendências do Iphan em cada estado farão a pré-seleção das ações correspondentes aos seus locais de atuação. Em seguida, as ações pré-selecionadas serão encaminhadas para a Comissão Nacional de Avaliação. Os resultados serão anunciados em outubro. Os vencedores de cada categoria serão premiados com troféu e R$ 20 mil.
O edital completo do plano está disponível no site do Iphan. Informações gerais podem ser obtidas no Departamento de Articulação e Fomento – DAF / Coordenação-Geral de Difusão e Projetos, em Brasília, SBN Quadra 02, Edifício Central Brasília, 2º andar – Cep: 70040-904, pelos telefones () 2024.6199, 2024.6245 e 2024.6176, fax: () 2024.6148, ou e-mail.
Rodrigo Melo Franco de Andrade
O advogado, jornalista e escritor Rodrigo Melo Franco de Andrade nasceu em 17 de agosto de 1898 em Belo Horizonte. Foi redator-chefe e diretor da Revista do Brasil. Na política, foi chefe de gabinete de Francisco Campos, atuando na equipe que integrou o Ministério da Educação e Saúde do governo Getúlio Vargas. O grupo era formado por intelectuais e artistas herdeiros dos ideais da Semana de 1922. Rodrigo Melo Franco de Andrade comandou o Iphan desde sua fundação em 1937, até 1968. O prêmio em sua homenagem foi criado em 1987 em reconhecimento a ações de proteção, preservação e divulgação do patrimônio cultural brasileiro.