As inscrições para as Paraolimpíadas Escolares 2011, evento realizado pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB) e pelo Ministério do Esporte, já estão abertas. As competições reunirão estudantes com deficiência física, visual e intelectual de todo o País, em São Paulo, entre os dias 26 e 31 de agosto.
Para o diretor de Esporte de Base da Secretaria Nacional de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, André Arantes, as Paraolimpíadas Escolares são muito importantes por dois aspectos: “Primeiro o evento promove a inclusão social de atletas com deficiência por meio do esporte. Além disso, é uma grande oportunidade de revelação de talentos esportivos que existem nas nossas escolas.”
De acordo com o Ministério do Esporte, o evento promove a diversidade dentro do espírito de compreensão mútua, fraternidade, solidariedade e cultura da paz.
Arantes destacou ainda que a competição dá visibilidade para crianças e jovens com deficiência que praticam esportes em suas escolas. “Isso pode estimular as escolas a desenvolverem treinamento para esses atletas”.
Ele acrescentou que o Brasil é uma das grandes potências paraolímpicas mundiais. “Nos últimos Jogos Paraolímpicos conquistamos o 9º lugar no quadro geral de medalhas e a meta da CPB é que em 2016, no Rio de Janeiro, possamos conquistar o 5º lugar. Por isso, as Paraolimpíadas Escolares são fundamentais para detectar e desenvolver os talentos de nosso esporte”.
As inscrições podem ser feitas pelos órgãos estaduais responsáveis pela gestão do esporte, até 25 de julho, pelo site do CPB.