Laptops para estudantes


 Uma nova linha de crédito que será oferecida pela Caixa Econômica Federal aos estados, municípios e ao Distrito Federal vai financiar a compra de laptops (computadores portáteis) para alunos matriculados na educação básica. O mecanismo de financiamento, anunciado pelo governo federal na última semana, é uma das medidas do Programa Um Computador por Aluno (Prouca).

 
Segundo a Caixa, os equipamentos serão novos e com conteúdos pedagógicos que auxiliam o processo de ensino-aprendizagem. Para o vice-presidente de Pessoa Jurídica da estatal, Geddel Vieira Lima, a abertura dessa linha de crédito atende aos desafios estratégicos da empresa de consolidar-se como agente de políticas públicas, ampliando a relação com todos os entes da administração pública e a participação no mercado de crédito.
 
“Além disso, o programa é direcionado a um pilar do desenvolvimento do País: a educação. Tem como objetivo, qualificar e apoiar a capacidade de gestão das escolas públicas, com consequente melhoria do processo de aprendizagem e ensino”, explicou. O Prouca conta com volume inicial de recursos de R$ 100 milhões para financiamentos.
 
Aparelhos
Os laptops são equipados para acesso à rede sem fio e conexão à internet. Possuem tela de cristal líquido de 8,9 polegadas, bateria com autonomia mínima de 3 horas e peso de até 1,5 kg. Têm 1 GB (gigabyte) de memória RAM, e armazenamento de 4 GB, e material resistente a impactos e quedas. Os aplicativos, instalados nos equipamentos, são de software livre.