A partir desta quarta-feira () a população cearense conta com um novo serviço que facilitará o acesso a Defensoria Pública do Estado. Quem discar o número 129 vai obter informações sobre atendimento, os locais onde se encontra os Núcleos da Defensoria, a documentação necessária para ser apresentada e mesmo pré-agendar o comparecimento. O governador Cid Gomes inaugurou o serviço na manhã desta quarta-feira () na sede da Defensoria, local onde funcionará o serviço (Pinto Bandeira, 1111 – Luciano Cavalcante). “Esse serviço, que funciona em todo o estado, vai otimizar o tempo do defensor e dá mais comunidade a quem procura o serviço. Isso permite a população o acesso aquilo que é o mais básico dos direitos”, explicou Cid Gomes.
Na ocasião da inauguração, o Governador anunciou que serão nomeados todos os novos defensores públicos aprovados no concurso realizado pelo Estado em setembro de 2008. “Desde a primeira gestão deste Governo está sendo ampliado o quadro da Defensoria Pública do Estado. E todos os aprovados serão chamados dentro do prazo previsto no edital”, explicou Cid. Atualmente o órgão conta com 288 Defensores (antes eram 196) que trabalham para a solução efetiva do problema do cidadão.
O Alô Defensoria é um serviço gratuito, que funcionar com seis telefonistas. Ao todo serão 10 linhas em funcionamento. Quem precisar, poderá ligar tanto de telefone fixo, como de aparelho celular. “É um alegria inaugurar mais esse serviço. Isso mostra que a Defensoria Pública está cada vez mais próxima da população. O 129 vai se aliar aos 16 Núcleos da Defensoria que funciona em diversos locais, e as unidades móveis, para facilitar ainda mais o acesso da população ao nosso órgão”, ressaltou a defensora Pública Geral do Estado, Francilene Gomes. Ainda de acordo com ela, a população pode ligar para o 129 não só para interpor uma ação. “O serviço também pode ser procurado para se tirar dúvidas na locação de um imóvel ou a compra de uma moto que vai funcionar como moto táxi”, explicou.
O serviço funcionará de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 17 horas. Com o novo serviço, a Defensoria Geral poderá traçar um diagnóstico contendo quais os bairros que mais buscam o atendimento da Instituição, quais os principais casos, quais dos 16 núcleos são os mais procurados e, com isso, criar novos Núcleos Descentralizados ou estruturar ainda mais os que já existem. “Nosso órgão, com apoio do Governo do Estado, está passando por um processo de melhora estrutural, isso facilita a prestação do nosso papel. E mostra que a Defensoria se encontra para em todos, em qualquer espaço público”, destacou o coordenador do Alô Defensoria, Defensor Carlos Levi Costa Pessoa.