O Projeto Metrô e Cidadania, mantido pela Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos, vai realizar nesta sexta-feira (º), às 15 horas, reunião com lideranças comunitárias da Regional III. O encontro pretende firmar parcerias para realizar ações de conscientização sobre a preservação do transporte urbano ferroviário e de educação ambiental.
O coordenador do projeto, Fernando Mota, explica que o projeto vai levar palestras educativas para as comunidades, principalmente àquelas que ficam no entorno da Linha Oeste, operada atualmente com trem a diesel, e da Linha Sul, que atualmente está em obras para a implantação do Metrô. A ideia é sensibilizar a população para o bom uso do transporte ferroviário. "Já estamos preparando a população para cuidar também do Metrô que já vai entrar em fase de testes", explica Mota.
O Projeto tenta coibir os atos de vandalismo contra as composições ferroviárias, nas estações e ao longo da via férrea; o despejo de lixo nos trilhos; a criação de animais domésticos na faixa de domínio e a abertura de passagens de pedestres improvisadas. A iniciativa já vem surtindo resultados positivos. O número de pedradas registrado na Linha Oeste caiu depois do início das palestras. Em 2009, foram registradas 37 ocorrências; em 2010, 15. Este ano, foi registrado um caso.
Além de lideranças comunitárias, o Projeto Metrô e Cidadania também está aberto a parcerias com outras instituições como escolas, igrejas, ONGs, movimentos sociais e etc. Quem estiver interessado em receber uma palestra sobre preservação do transporte ferroviário e educação ambiental pode agendar as visitas pelo telefone 0800 275 5558.
Serviço
Palestra do Projeto Metrô e Cidadania
Sexta-feira (/04) – às 15 horas
SER III – Avenida Jovita Feitosa, 1264 – Amadeu Furtado