Inácio apoia a Jornada de Lutas dos estudantes


Milhares de pessoas participaram da Jornada de Lutas dos estudantes, nesta uinta-feira (24), na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Os manifestantes defendem a aprovação da proposta de autoria do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), que destina para educação 50% do Fundo Social do Pré-Sal (emenda à PLC 07/2010).

"Defendo enfaticamente a necessidade de investimentos na educação, prioritariamente originados do Fundo Social do Pré-Sal, garantindo que os lucros não sejam só do capital financeiro, mas que sejam compartilhados com todos os brasileiros", defendeu Inácio.
 
A passeata organizada pela UNE, UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas) e ANPG (Associação Nacional dos Pós Graduandos), acontece anualmente e, desta vez, traz como bandeira a defesa incondicional dos 10% do PIB e 50% do fundo social do Pré-sal para a educação. A chamada dos protestos é "A educação tem que ser 10 – Por um Plano Nacional de Educação (PNE) a Serviço do Brasil".

Plano Nacional de Educação – PNE 2011-2012

Durante a jornada nacional da lutas, a UNE irá também apresentar as suas 59 emendas ao Plano Nacional de Educação e lançar a campanha #EducacaoTemQueSer10 , via twitter. As emendas serão apresentadas por meio de parlamentares de partidos que já se comprometeram com as reivindicações dos estudantes. A UNE está criando ainda um ambiente virtual na internet, via twitter e outras redes sociais, para que diversos setores possam contribuir com a construção do PNE. A idéia é também desenvolver um blog colaborativo que fique no ar durante os 10 anos de vigência do PNE.