Governo entrega 108 casas do Projeto Maranguapinho


O Governador Cid Gomes inaugurou na manhã desta quinta-feira (10.02), o Residencial Blanchard Girão, no município de Maracanaú. São 108 casas, construídas no bairro Alto Alegre 2, que vão abrigar famílias que viviam em situação precária às margens do rio Maranguapinho, ou dentro do próprio leito do rio. A obra faz parte do grande Projeto Maranguapinho, composto por ações de drenagem, barragem e urbanização, que vão melhorar a qualidade de vida da população.

O senador Inácio Arruda, que participou da solenidade de inauguração do conjunto, explicou que o Projeto Maranguapinho foi apresentado ao Ministério das Cidades (MCidades) pela bancada federal cearense, quando ele ainda era o coordenador, e aprovado pelos gestores do PAC. “É a maior obra de Macrodrenagem em região urbana já feita no Brasil”, ressaltou o senador, acrescentando que ela vai resolver o problema de contenção do rio e dos desabrigados. “A gente sabe que a população mais beneficiada será a de baixa renda. São as pessoas mais pobres que sempre sofrem com alagamentos dos rios, principalmente, o Maranguapinho”, disse.
 
As casas

“Eu morava num quarto, feito de papelão e taipa. Agora tenho uma casa, meus filhos tem quarto e banheiro com descarga”, disse Ana Paula Oliveira, que falou durante a solenidade representando as 108 famílias beneficiadas. Ana Paula agradeceu ao governador e demonstrou a sua imensa alegria e de seus amigos de agora ter uma moradia digna. As casas têm 52 metros quadrados, sala, dois quartos, cozinha e banheiro, além de jardim e quintal. A obra custou R$ 43 milhões, recursos do PAC, e foi construído em terreno doado pela prefeitura de Maracanaú.

Durante sua fala, Cid Gomes explicou que o rio Maranguapinho será urbanizado e drenado no trecho que vai da avenida Osório de Paiva a Avenida Mister Hull. Serão retiradas ao todo, 9.500 famílias, que receberão casa ou apartamento, construído em locais próximos a área onde moravam. Ao retirar essas famílias sobra um espaço de cerca de 30 metros para cada lado do rio. Será então aberta uma grande avenida e urbanizada uma área 10 vezes maior que a Avenida Beira Mar, “um espaço para a juventude praticar esporte, para os mais velhos passearem, fazer Cooper, etc. É com lazer e educação que vamos conseguir combater as drogas”, lembrou Cid.

O governador aproveitou para agradecer a todos que contribuíram para a realização desta obra, principalmente o ao ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva, que recebeu o projeto e financiou cerca de 70% da obra. Agora a presidenta Dilma Rousseff está dando continuidade. As próximas obras anunciadas por Cid são a drenagem e urbanização do rio Coco e da favela do Dendê. Participaram ainda da solenidade de inauguração do Residencial Blanchard Girão, o secretário de Cidades, Camilo Santana, o prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, o secretario do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, os deputados Chico Lopes, José Nobre Guimarães, Rachel Marques e Eugênio Rabelo, além da família do jornalista Blanchard Girão, representada pela viúva, Maria Cleide e pelo filho Luis Carlos.