Governo do Estado estima que a safra de mamona deve ser recorde este ano (Banco de dados) Mais de 37 mil agricultores plantando em 72 mil hectares e colhendo 36 mil toneladas de grãos oleaginosos (de onde pode ser extraído óleo – mamona e girassol em sua maioria). Essa é a expectativa da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) para este ano. E a Petrobras está apostando nisso. A estimativa foi divulgada ontem durante a apresentação do Projeto do Biodiesel 2011. De acordo com Nelson Martins, titular da SDA, o objetivo do encontro foi promover e potencializar a produção e comercialização de oleaginosas consorciadas com produtos de culturas alimentares do agricultor familiar.
A produção estimada seria um recorde e um incremento de 5.354% em relação ao ano passado. A grande diferença surpreende, mas é justificada por conta da estiagem observada em 2010. “Este ano, com a chuva que está acontecendo, devemos ter uma boa safra”, afirma Martins. Segundo Vanderlei Cardoso, gerente geral de Planejamento, Controle e Gestão da Petrobras Combustíveis, a estatal está preparada para absorver toda essa produção. “Sabemos que esse programa tem uma importância social e econômica”, afirmou.
Inadimplência
A dificuldade com a safra do ano passada por causa da falta de chuva, prejudicou a situação dos agricultores familiares, que acabaram tendo dificuldades financeiras. Por conta disso, o Banco do Brasil (BB) anunciou ontem que está oferecendo condições especiais para renegociação de dívidas dos beneficiários do Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf) dos municípios do Estado do Ceará, que tiveram suas perdas superiores a 30% da receita esperada em razão da estiagem, ocorrida no primeiro semestre de 2010.
Futuro
No encontro, foi definida uma agenda de compromissos com a secretaria, os diretores e os assessores técnicos. Os encaminhamentos serão vistos por um grupo de trabalho formado por técnicos da SDA, vinculadas e parceiros. O encontro sobre crédito rural ficou marcado para o próximo dia 14 e uma reunião sobre biocompostagem para o dia 21.
Quanto
ENTENDA A NOTÍCIA
Em 2009, foram plantadas mais de 31 mil hectares de oleaginosas (mamona e girassol), com a produção de quase 13 mil toneladas. No ano passado, por causa da estiagem as plantações foram prejudicadas pela seca, resultando num total de apenas 660 toneladas.
NÚMEROS
13,5
MILHÕES DE REIAS
foi o valor investido pela Petrobras no programa de Biodiesel no Ceará
170
MIL QUILOS
de sementes de oleaginosas foram distribuídas dentro do projeto
RENEGOCIAÇÃO DE DÍVIDAS
Os agricultores que desejarem regularizar suas dívidas devem procurar a agência de relacionamento do Banco do Brasil ainda neste mês de março. De acordo com Paulo Sucupira, gerente de Agronegócio do Banco do Brasil, essa medida deve beneficiar até 90% dos agricultores familiares cearenses com operações de custeio ou investimento em atraso com vencimento para 2010. “Quanto mais rápido regularizarmos as pendências da safra passada, mais oportunidades os agricultores terão com a atual Safra (2010/2011), que se encerra em junho deste ano”, acrescenta Sucupira.
As facilidades para negociação de operações de custeio incluem a prorrogação do prazo de pagamento do valor em atraso de 1 para até 3 anos, ou seja, o agricultor poderá regularizar sua dívida efetuando o pagamento em até três parcelas anuais nas mesmas condições do contrato. Para as operações de investimento, é oferecido o alongamento do prazo de pagamento.