Reabertura da emergência do hospital da UFC


Como um hospital tão importante tem uma unidade de emergência fechada há 18 anos? A indagação foi feita pelo Deputado Federal João Ananias, durante a reunião realizada, nesta quinta-feira, 24, no auditório Waldir Arcoverde, para discutir a reabertura da emergência do Hospital Universitário Walter Cantídio, da Universidade Federal do Ceará (HUWC/UFC).

O movimento articulado pelo Parlamentar e coordenado pelo Presidente da Sociedade Brasileira de Medicina de Emergência (Abramede), Frederico Arnaud, vai encaminhar o pleito à Presidente Dilma Rousseff, aos ministros da Saúde, Alexandre Padilha, da Educação, Fernando Haddad, ao governador Cid Gomes, aos presidentes da Assembleia Legislativa e Câmara Municipal.

Durante o encontro, foi criada uma comissão para elaborar o documento expondo a importância da reabertura do serviço para assistência, formação dos estudantes da área de saúde e para a pesquisa. O documento será entregue às autoridades. A comissão é formada por representantes do HUWC, entidades médicas, entidades não médicas, Secretaria da Saúde do Estado, Secretaria Municipal de Saúde, Assembleia Legislativa e Câmara Municipal. O grupo vai se reunir pela primeira vez na próxima segunda-feira, 28, às 14 horas, no HUWC. Também está prevista a realização de uma audiência pública da Câmara dos Deputados a ser realizada na Assembleia Legislativa do Ceará.

João Ananias, que é médico, lembrou que o Hospital das Clínicas, como é conhecido, tem história de ensino, pesquisa e também na assistência à população que depende do Sistema Único de Saúde (SUS). “Sei que não será uma luta fácil, por isso, é muito importante o engajamento de todos. Vamos unir forças para resolver o problema, levando essa causa à Presidente Dilma", conclamou

O presidente da Abramede, Frederico Arnaud, destacou que a reabertura da emergência vai melhorar o atendimento dos que necessitam de uma assistência de emergência e também o aprendizado dos futuros médicos. "É uma luta que vai ajudar muito no aprendizado dos médicos. Por isso, é de extrema necessidade que a unidade volte a funcionar".

O diretor do HUWC, Eugênio Lincoln, ressaltou que o fechamento do serviço de emergência há 18 anos deixou uma lacuna na formação dos profissionais de saúde. “A iniciativa do deputado João Ananias é muito importante e tem todo o apoio da universidade, dos estudantes da área de saúde”.

Alex Mont`Alverne, secretário municipal de Saúde, também se manifestou a favor do movimento. “Há necessidade de termos mais um serviço de emergência em Fortaleza, pois os existentes estão superlotados”.

O Secretário da Saúde do Estado, Arruda Bastos, disse que o movimento tem seu apoio. “Estamos de acordo com essa articulação e temos de envolver nessa luta os Ministérios da Saúde e da Educação”.

Participaram da reunião professores da Faculdade de Medicina da UFC, residentes do HUWC, médicos, profissionais de várias áreas da saúde, Sindicato dos Médicos do Estado do Ceará, assessoria do Senador Inácio Arruda, deputados estaduais e vereadores. A deputada Miriam Sobreira representou a Comissão de Saúde e Seguridade Social da Assembleia Legislativa do Ceará.