Os secretários da Secretária de Esporte e Lazer (Secel), Evaldo Lima, e da Secretária Executiva Regional IV, Estevão Romcy, reuniram-se hoje (9), no Estádio Presidente Vargas, com representantes da Federação das Torcidas Organizadas do Ceará (FETECE) e da Central Únicas das Favelas (CUFA) para mostrar os avanços da obra e discutir estratégias de promoção da paz nos estádios.
Para o Presidente Nacional da CUFA, Preto Zezé, a reunião é uma forma de mostrar que as torcidas organizadas não se resumem apenas a violência. Para tanto, segundo ele, é necessário haver um diálogo diferente para transformar os estádios em verdadeiros lugares de convivência. “Nos lugares onde a CUFA tem construído esse diálogo, observamos um bom aproveitamento do equipamento”, afirma Zezé.
Para o titular da Secel, Evaldo Lima, a discussão é uma boa forma de quebrar estigmas e paradigmas com relação as torcidas e a questão da violência.”É preciso estabelecer um diálogo comum entre as torcidas na implantação desse espaço de convivência”, avalia o secretário. Já para o diretor da FETECE e integrante da Ceará Chopp, Alfredo Viana, a reunião se integrou bem a proposta da federação que vem reunindo periodicamente as torcidas para falar do combate à violência nos estádios.
Durante a reunião, os participantes assistiram ainda uma apresentação sobre as mudanças ocorridas no PV e visitaram o lugar. Já para o vice-presidente da TUF (Torcida Uniformizada do Fortaleza), Paulo Henrique, a visita mostrou bem os avanços da obra “Pelo que vejo está bem adiantado”, avaliou.
:: SOBRE O PV
Com a reforma, o PV atenderá aos padrões internacionais de segurança e conforto determinados pela FIFA. Isso garante que o estádio cearense possa receber jogos de competições nacionais organizadas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), como a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro, e ainda funcionar como centro de treinamento para as equipes que virão para Fortaleza participar da Copa do Mundo de 2014.