O Grupo de Comunicação O POVO lançou ontem, em parceira com o Ministério do Esporte, uma iniciativa pioneira no País. O projeto Olimpíada e Cidadania prevê a qualificação dos profissionais de educação física na formação de atletas e cidadãos, principalmente visando as Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016, e a Copa do Mundo de 2014.
O lançamento do projeto, realizado na sala da presidência do O POVO, contou com a presença do chefe de gabinete do Ministério, Vicente José de Lima Neto, e de políticos do Ceará e de outros estados do Nordeste.
De acordo com Vicente, a formação de mão de obra para a Copa e para os Jogos Olímpicos é de fundamental importância em todas as áreas que os eventos mobilizam. Nesse sentido, o projeto traz a discussão de algo que não estava posto até então, que é a qualificação e aperfeiçoamento dos profissionais de educação física.
O projeto, que tem como público-alvo os inscritos no Conselho Regional de Educação Física dos estados do Ceará, Piauí e Maranhão, será desenvolvido na modalidade de curso a distância, com 12 fascículos contendo as aulas, e momentos presenciais divididos em 10 seminários, culminando com um congresso que terá a presença de representantes dos três estados.
Luciana Dummar, presidente do Grupo de Comunicação O POVO e da Fundação Demócrito Rocha, afirmou ser um produto que abre para o Ceará e outros estados o chamamento para os grandes eventos do esporte que o País receberá nos próximos anos.
Cliff Vilar, executivo de projetos especiais do Grupo O POVO, reforçou que o projeto coloca no centro desse processo os profissionais responsáveis por formar atletas. Além dos 12 fascículos, o curso terá ainda como material didático quatro DVDs contendo 12 videoaulas. Profissionais e estudantes da área – estes devem ter até 50% da formação universitária concluída – poderão se inscrever gratuitamente.
O curso terá início em abril. Vilar explicou que dos 10 seminários previstos no projeto quatro serão realizados no Ceará, três no Piauí e três no Maranhão. No Ceará os eventos ocorrerão em Caucaia, Sobral, Quixadá e Juazeiro do Norte. No Piauí em Parnaíba, Teresina e Picos, e no Maranhão em São Luiz, Caxias e Imperatriz.
O primeiro dos seminários será em Teresina, disse ele. Representantes dos dois estados estiveram presentes ao lançamento. Fortaleza sediará o congresso que finalizará o projeto. O evento reunirá 250 delegados dos três estados e está previsto para junho próximo. Jorge Steinhilber, presidente do Conselho Federal de Educação Física, destacou em sua fala estar sensibilizado com a iniciativa, lembrando que ela envolve formação com cidadania.
Para ele, o convênio é um trabalho de inclusão social, do qual os profissionais de educação física são os principais agentes desse processo de cidadania. “Com ele não criaremos apenas campeões de medalhas, mas campeões para a vida”, reforçou.
A solenidade contou com as presenças do prefeito em exercício de Fortaleza, Acrísio Sena, Secretário de Esportes do Estado, Gony Arruda, senador Inácio Arruda (PCdoB), deputados estaduais e federais do Ceará.
O quê
ENTENDA A NOTÍCIA
Brasil vai sediar a Copa do Mundo em 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. O projeto Olimpíada e Cidadania chega para qualificar e aperfeiçoar os profissionais responsáveis por formar meninas e meninos que sonham em ser atletas.
NO LANÇAMENTO DO PROJETO
Entre os presentes no lançamento do projeto, destaque para o prefeito em exercício Acrísio Sena (PT), o senador Inácio arruda (PCdoB) e o chefe de gabinete do Ministério do Esporte, Vicente José de Lima Neto.
Os deputados federais André Figueiredo, Chico Lopes, Osmar Junior, Domingos Neto, João Ananias, deputados estaduais Lula Morais,
Ferreira Aragão, Paulo Facó, o vereador Leonel Alencar também participaram do lançamento.
O superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Gotardo Gurge, e o secretário do Esporte do estado, Gony Arruda, também estiveram no O POVO.
O presidente do Conselho Federal de Educação Física Jorge Steinhilber também prestigiou o evento.