Uma verificação geral dos preparativos para a realização da Copa do Mundo de 2014 em Fortaleza. Foi o que aconteceu, na manhã desta quinta-feira, 17, na capital cearense, quando o governador Cid Gomes e o ministro do Esporte, Orlando Silva, acompanhados do senador Inácio Arruda e dos deputados federais Chico Lopes e João Ananias fizeram uma avaliação do andamento das obras com vista a Copa do Mundo de 2014.
A expectativa é que Fortaleza, além de ser uma das sedes do evento esportivo, se credencie a receber o que o governador chamou de “abertura festiva” do torneio, ou consiga sediar também uma das partidas semi- finais da Copa.
O grupo participou inicialmente de uma reunião no Gabinete do Governador, no Palácio da Abolição. De lá, Cid, Orlando Silva e Inácio Arruda partiram de helicóptero, até o estádio Plácido Castelo – Castelão, sobrevoando os principais pontos da capital cearense que contarão com alterações urbanísticas em função da Copa – entre elas, a instalação de uma linha de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), entre os bairros do Mucuripe e da Parangaba, e a implantação de duas novas estações do futuro Metrô de Fortaleza.
Já nas proximidades do Castelão, a comitiva acompanhou trabalhos de reforço do solo, por injeção de concreto, na área onde serão erguidos um estacionamento coberto, para 800 veículos, e a nova sede da Secretaria de Esportes do Governo do Estado. Uma visita ao gramado do estádio e uma entrevista coletiva foram as atividades seguintes, em que o ministro se mostrou positivamente impressionado com o andamento das obras no Ceará.
“A Copa do Mundo é prioridade para a presidenta Dilma, que me encarregou de fazer um relatório sobre as cidades-sede. Saio daqui hoje bastante satisfeito com a condução desses projetos pelo Estado do Ceará”, afirmou Orlando Silva, elogiando inclusive o baixo custo das obras de reforma e ampliação do estádio. “Em comparação com estádios europeus de padrão internacional, o Ceará conseguiu um menor custo por assento”, destacou. O ministro enfatizou ainda o compromisso do Governo Federal com a instalação de um porto turístico de passageiros e com a ampliação da capacidade do aeroporto de Fortaleza.
O governador Cid Gomes reforçou que não há atraso nas obras e que a administração estadual tem como meta a finalização dos trabalhos até um ano antes da Copa. “Queremos estar prontos para sediar jogos da Copa das Confederações, que acontece um ano antes do Mundial”, afirmou Cid, citando o interesse das próprias empresas encarregadas da Parceria Pública Privada do Castelão em concluir no prazo cada etapa dos trabalhos.
Segundo o senador Inácio Arruda, a Copa é um dos maiores eventos esportivos do mundo. Fortaleza como uma de suas sedes, será beneficiada com projetos de infra-estrutura e em obras de mobilidade urbana, deixando um legado positivo para a melhoria de vida de seus habitantes e para seu crescimento no setor turístico.
Destacando a importância da nova visita do ministro Orlando Silva a Fortaleza e o bom andamento das obras pelo Governo do Estado, o deputado federal Chico Lopes chamou atenção para a necessidade de discutir outros aspectos relacionados ao Mundial. “Primeiro, o legado da Copa pra Fortaleza, aquilo que a cidade vai ganhar, em termos de melhorias urbanas, como uma melhor mobilidade”, frisou.
“Segundo, o legado social: precisamos formar pessoal para as novas vagas de trabalho que vão surgir em função da Copa. E garantir que esse grande evento beneficie, ao máximo, a população de Fortaleza”.