Serão encerradas no domingo () as inscrições para o processo seletivo da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila). A inscrição é gratuita e destinada a estudantes brasileiros que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2009 e de 2010. A nota da prova será adotada como critério único de seleção para as 300 vagas em 12 cursos de graduação oferecidos neste primeiro semestre. Também será considerado o tempo que o estudante cursou o ensino médio em escola pública.
Outras 300 vagas serão preenchidas por estudantes da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Paraguai e Peru, selecionados pelos respectivos ministérios de educação com base em critérios definidos nos termos de cooperação com a Unila.
Cada candidato tem direito a apenas uma opção de curso. Os cursos oferecidos pela universidade exigem dedicação do aluno também fora dos turnos regulares, em razão do perfil didático-pedagógico da instituição, que prevê frequentes atividades curriculares complementares.
Com sede em Foz do Iguaçu, no Paraná, próxima à fronteira com Argentina e Paraguai, a Unila foi criada pela Lei nº 12.189, de 12 de janeiro de 2010. A instituição de caráter multicultural e multidisciplinar abriu os seis primeiros cursos de graduação em agosto do ano passado. Tem hoje 200 alunos — 100 brasileiros e 100 oriundos de Argentina, Uruguai e Paraguai. Com a seleção de 2011, a instituição vai ampliar para 800 o número de alunos e passará de seis para 12 cursos.