Inácio recebe Comenda e faz palestra sobre desenvolvimento urbano


O senador Inácio Arruda recebe nesta quarta-feira (16.02) a Comenda Professor América Barreira. A solenidade está marcada para as 19h30min, no Centro de Negócios do SEBRAE, por ocasião da posse da nova diretoria da Aprece e da abertura da I Marcha Municipalista do Ceará, que vai debater os “Desafios da Gestão Pública Inovadora".

A Comenda Américo Barreira foi instituída pela Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará – APRECE, em 2005, para homenagear cidadãs e cidadãos que efetivamente conquistaram o reconhecimento como governantes ou desempenharam relevantes papeis em defesa da luta municipalista e conseqüentemente do engrandecimento do país.

A escolha do nome do senador Inácio Arruda para receber a homenagem, de acordo com informação da presidente da APRECE, Eliene Brasileiro, se deu “por sua condição de defensor da causa municipalista, referendado pelo seu histórico de atuação em defesa do fortalecimento dos municípios”. Inácio Arruda é o autor do substitutivo ao Estatuto da Cidade, Lei n.º 10.257, de 10 de julho de 2001, que regula o capítulo “Política Urbana” na Constituição brasileira.

 

Marcha Municipalista  

Dentro da programação da I Marcha Municipalista, uma iniciativa da APRECE em parceria com o SEBRAE/CE, o senador Inácio Arruda fará uma palestra sobre o tema “Desenvolvimento Urbano: Debatendo a Cidade que Queremos”, marcada para as 16h, do dia 17 de fevereiro.

A Marcha Municipalista do Ceará visa, sobretudo, consolidar um processo de maior aproximação e descentralização da entidade com os municípios, iniciado em 2009 através do projeto "Aprece Itinerante". O projeto percorreu, através de reuniões regionalizadas, todo o Estado do Ceará com o objetivo de estabelecer debates técnicos e políticos, levantando demandas e reivindicações dos municípios e seus gestores que pudessem orientar, estrategicamente, as ações da APRECE.