Inácio debate os desafios do continente africano


O senador Inácio Arruda, que está em Dacar, no Senegal, representando o Senado Federal no 11º Fórum Social Mundial, participou nesta terça-feira (.02), ao lado do ministro Gilberto Carvalho da Secretaria Geral da Presidência da República, do Fórum de Autoridades Locais, que aconteceu juntamente com o Fórum Parlamentar, no hotel Le Méridien Président.  À tarde, ele foi um dos debatedores da mesa “Relações Brasil-África: Balanço e Desafios”, promovida pela Fundação Perseu Abramo e Fundação Maurício Grabois.

Em Dacar, Inácio discutirá também a situação política mundial, com foco nos problemas da América Latina e África, além da Reforma Urbana e Estatuto da Cidade. Inácio é o autor da proposta, hoje transformada em lei, que instituiu o Estatuto da Cidade.

O Fórum Social Mundial (FSM), uma iniciativa da sociedade civil, é um encontro democrático que procura incentivar os debates e o aprofundamento da reflexão coletiva, a formulação de propostas alternativas, a troca de experiências e a constituição de coalizões e de redes entre os movimentos sociais e organizações da sociedade civil. O FSM caracteriza-se pela pluralidade e pela diversidade e se propõe a facilitar a articulação, de forma descentralizada e em rede, de entidades e movimentos da sociedade civil.

O Fórum Social Mundial – que está em sua 11ª edição e acontece este ano em Dacar, no Senegal – é a expressão maior de mobilização dos movimentos sociais de todo o mundo. Ao valorizar este espaço democrático de formulação de alternativas, o Governo Federal reafirma o princípio do diálogo social na redefinição dos rumos da globalização.