Dengue


O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e o presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Faustino Lins Filho, participaram na manhã desta quarta-feira (9), em Brasília (DF), da abertura do Dia Nacional de Mobilização da Funasa contra a Dengue.

Durante todo o dia, a presidência da Funasa e as 27 superintendências regionais da fundação realizarão atividades para sensibilizar servidores, gestores, parceiros, vizinhança e a população em geral para o combate à doença. As ações incluem, além de orientação, exposição de trabalhos do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis, atividades de comunicação e educação ambiental.

“Além de preparar a rede de saúde para dar uma resposta rápida, prestando um pronto atendimento aos doentes, estamos reforçando a mobilização de toda a sociedade para evitar novos casos, especialmente casos graves e óbitos”, explicou o ministro Alexandre Padilha.

Atualmente, 16 estados estão com risco muito alto de enfrentar epidemia em 2011 e 70 municípios são considerados prioritários para o combate à dengue. Todos estão sendo monitorados pelo Ministério da Saúde. Até 28 de janeiro, o ministério havia recebido 26.034 notificações de casos de dengue em todo o País, além de 101 casos graves e 12 óbitos suspeitos, que estão em investigação.

O presidente da Funasa lembrou que, além do Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems) são parceiros do órgão na mobilização nacional contra a dengue. “Esse Dia Nacional ocorre simultaneamente em todo o País, envolvendo os 4.700 servidores da Funasa, atendendo a uma sugestão do próprio ministro Alexandre Padilha, quando nos visitou dois dias após tomar posse”, lembrou Lins.