Copa 2014 e programa Segundo Tempo no Ceará


O Ceará será o primeiro estado brasileiro a renovar o convênio e ampliar o número de atendidos no Programa Segundo Tempo, idealizado pelo Ministério do Esporte em parceria com os estados. A decisão foi tomada durante audiência que reuniu nesta quarta-feira () o Ministro do Esporte, Orlando Silva, o governador em exercício, Domingos Filho, Secretário de Esporte do Estado, Gony Arruda, os deputados federais Chico Lopes e João Ananias e o Coordenador Político do mandato do Senador Inácio Arruda, Carlos Décimo. Em pauta também, os preparativos para a Copa do Mundo de 2014, que tem Fortaleza como uma das cidades-sede, com pretensões de receber uma das semifinais do Mundial.

O ministro Orlando Silva anunciou durante a reunião que visitará o Ceará dia 17 deste mês, para assinar convênio do Programa Segundo Tempo com a administração estadual. “O ministro ressaltou que o Governo do Estado do Ceará será o primeiro a renovar seu convênio com o Programa Segundo Tempo, no Governo Dilma”, afirmou o deputado Chico Lopes. A solenidade acontecerá no Sebrae, juntamente com a Marcha dos Prefeitos, promovida pela APRECE.

Para o deputado João Ananias a renovação do convênio e a ampliação do numero de atendidos pelo programa representa uma vitória pra o Ceará. O parlamentar observa que o programa é muito importante para os jovens cearenses. “trata-se de uma prevenção contra o uso de drogas, uma vez que as crianças e os adolescentes atendidos dividem o tempo entre o ensino formal, o reforço escolar e a prática de atividades esportivas”, ressaltou Ananias.

 
SEGURANÇA PARA A COPA – Durante a audiência, o ministro Orlando Silva solicitou ao governador em exercício, Domingos Filho, o envio do plano de segurança do Governo do Estado para a Copa do Mundo de 2014. “O ministro pediu que o Ceará envie o seu plano, para ser incorporado ao plano geral que está sendo preparado pelo Governo Federal”, informa Chico Lopes.

 

SAIBA MAIS

O Programa Segundo Tempo é mais um programa do Ministério do Esporte destinado a democratizar o acesso à prática esportiva, por meio das atividades esportivas e lazer realizadas no contra-turno escolar. A principal finalidade é colaborar para a inclusão social, bem-estar físico, promoção da saúde e desenvolvimento intelectual e humano, e assegurar o exercício da cidadania. O programa tem como público-alvo crianças e adolescentes expostos aos riscos sociais.

 

Ceará:  O maior programa "Segundo Tempo" do Brasil
 

46.600 crianças, jovens e adolescentes na faixa etária de 7 a 17 anos beneficiados;

233 núcleos nos 184 municípios do Estado do Ceará;

Geração de emprego a 947 profissionais que atuarão no programa;

Investimentos de R$ 19.272.491,00.