Carteiras estudantis


Os estudantes cearenses que residem em municípios diferente do que estudam já podem solicitar as novas carteiras estudantis que dão o direito ao pagamento de meia passagem nos transportes coletivos intermunicipais e metropolitanos. A Comissão Gestora da Meia Passagem Estudantil (Cogempe), coordenada pela Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra), autorizou as entidades estudantis credenciadas e conveniadas a receberem as solicitações do documento para o ano letivo de 2011. Tem direito ao benefício os estudantes regulamente matriculados em escolas públicas ou privadas no Ensino Fundamental, Médio, Superior ou Tecnológico que residam em outro município da mesma macrorregião. As atuais carteiras são válidas até 30 de maio de 2011. Mais de 13 mil estudantes já foram beneficiados nos últimos quatro anos.

Segundo Vilani Falcão, presidente da Cogempe, para solicitar a carteira o estudante deve apresentar uma foto tamanho 3×4, cópia do RG, do comprovante de endereço, e do recibo de taxa a ser paga mediante depósito bancário no valor de R$ 18,00. Três entidades estudantis credenciadas recebem a solicitação das carteiras: Associação Metropolitana dos Estudantes (AME); Associação dos Estudantes de Fortaleza (Asesf) e a Associação dos Estudantes do Ceará (Asesc) e conveniadas. Estas recebem as solicitações e as repassam à Cogempe, responsável pelo processo de credenciamento, fiscalização e gestão dos procedimentos relativos à expedição das carteiras. O processo de emissão do documento pode ser acompanhado mediante o site do Departamento Estadual de Trânsito (www.detran.ce.gov.br).

Promoções e pontuações

Desde o ano passado, em parceria com uma administradora de cartões, os estudantes podem utilizar as carteiras como cartão de débito e participar de promoções de fidelidade junto a empresas credenciadas, que dão direito a passagens de ônibus para outros municípios cearenses e até outros Estados de acordo com a pontuação. Se atingir 10 pontos o estudante ganha cinco passagens tradicionais. Com 15 pontos pode requerer uma passagem para qualquer município cearense e, alcançando 30 pontos, para outras cidades do País. Também terá direito a desconto de 50% na compra de passagens para os municípios de Juazeiro do Norte, Iguatu, Crato, Barbalha ou Sobral.

Alciano Cunha de Sousa, funcionário público e estudante do curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Vale do Acaraú (UVA) mora em Aquiraz, no distrito de Tapera, e trabalha e estuda em Fortaleza. Ele tem a carteira desde o ano passado e aponta, além da economia no transporte, a segurança proporcionada pelo uso da mesma como cartão de débito. “Não precisa andar com dinheiro no bolso pois posso usá-la como cartão na compra em diversas lojas e no pagamento do ônibus”, destacou.