Mais de 87 mil alunos de zonas rurais de 10 estados brasileiros, receberão bicicletas escolares para chegar de maneira mais fácil à sala de aula. O consórcio, liderado pelo Grupo Cequipel, sediado no Paraná, também conta com a empresa Prince Bike Norte, de Manaus, e faz parte do programa federal "Caminho da Escola", do Ministério da Educação.
O compromisso de fornecimento de bicicletas foi assinado com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), para o qual caberá às prefeituras e aos governos estaduais definir se a bicicleta escolar será doada ao aluno ou se ele terá que devolver o veículo ao final do ano letivo.
Segundo o ministro da Educação, Fernando Haddad, "a bicicleta é essencial para levar o jovem para o local por onde passa o ônibus, o barco ou até mesmo para ir direto à escola". Segundo Haddad, "há estudantes de escolas rurais que percorrem até 15 quilômetros a pé para estudar".
Os governos, bem como os municípios situados nestes estados, já podem aderir à ata de registro de preços n 70/2010, do pregão eletrônico de n 40/2010, do FNDE/MEC, e usar recursos próprios ou de emendas parlamentares para adquirir as bicicletas.