Alta de preços provoca grande protesto na Índia


Milhares de trabalhadores protestaram hoje na capital contra a alta dos preços dos alimentos e a inflação e pelo respeito às leis trabalhistas. Convocados pela Central de Sindicatos da Índia (Citu, na sigla em inglês) e outras organizações sindicais, os manifestantes marcharam pelas ruas da capital, Nova Deli, para se concentrar nas imediações do parlamento.

O protesto, segundo os organizadores, dirigia-se contra a indiferença exibida pelo governo diante da crescente escalada de preços dos produtos básicos e a violação da legislação trabalhista.

Os manifestantes também pedem que os trabalhadores possam desfrutar dos benefícios resultantes do crescimento econômico que as autoridades asseguram que o país experimentou nos últimos anos.

A marcha aconteceu de maneira pacífica sob a estreita vigilância da polícia. Trabalhadores de 19 dos 28 estados indianos participaram do protesto, de acordo com comunicado da Citu. À manifestação somou-se inclusive um dos sindicatos próximos ao Partido do Congresso, do governo.

“Nossa organização é independente e exigimos que as leis laborais sejam respeitadas e implementadas”, assegurou o presidente do Congresso de Sindicatos Nacionais Indianos, G. Sanjeeva Reddy em declarações à imprensa local.

O Partido Comunista da Índia (Marxista) felicitou, por sua vez, os trabalhadores que participaram do protesto, o qual, disse, “demonstrou a unidade do movimento sindical do país contra as políticas neoliberais impulsionadas pelo governo encabeçado pelo primeiro-ministro Manmohan Singh.