A Petrobras informou hoje () que vai antecipar a exploração de petróleo na camada pré-sal da Bacia de Santos. Para tanto, aprovou o afretamento de duas novas plataformas do tipo FPSO (que produzem, armazenam e transferem petróleo e gás) para os projetos-piloto da área de Guará Norte e do Campo de Cernambi.
Em nota encaminhada à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a estatal comunica que cada uma das novas plataformas terá capacidade de produzir 150 mil barris de óleo por dia e 8 milhões de metros cúbicos (m³) de gás. A previsão é que entrem em operação em 2014.
Segundo a Petrobras, a decisão de fretar as plataformas foi tomada pelos consórcios que operam os blocos, para viabilizar a antecipação da produção dessas áreas diante dos resultados “excelentes” dos testes iniciais.
O consórcio do Bloco BMS-9 (Guará-Norte) é operado pela Petrobras (%), em parceria com BG Group (%) e Repsol Brasil (%). Já o consórcio do Bloco BMS-11 (Campo de Cernambi) é controlado pela Petrobras (%), que tem como parceiras BG Group (%) e Galp Energia (%).