Transnordestina


Uma das principais obras de infraestrutura em curso no País, a Ferrovia Transnordestina recebeu novo aporte de recursos na última semana. Duas parcelas de financiamento do Banco do Nordeste (BNB), no valor total de R$ 689 milhões, vão reforçar os recursos para as obras.

Com orçamento total de R$ 5,34 bilhões, a Transnordestina é um dos projetos inclusos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal. A ferrovia, com 1.728 km de extensão, liga o terminal ferroviário de Eliseu Martins, no Sul do Piauí, aos portos do Pecém (CE) e Suape (PE), com conexão em Missão Velha (CE).

Segundo Cláudio Frota, diretor da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), a obra é importante para o desenvolvimento regional, uma vez que atende à demanda de transporte de produtos agrícolas e minério do Nordeste, e porque permite o escoamento portuário. “A ferrovia é uma das artérias do transporte no interior do Nordeste, viabilizando, por exemplo, a distribuição de grãos do cerrado nordestino”, afirma. A conclusão da Ferrovia Transnordestina está prevista para o segundo semestre de 2012.