Prêmio Mais Cultura


O Ministério da Cultura publicou nesta terça-feira (), no Diário Oficial da União,  portaria com os projetos classificados no edital Prêmio Mais Cultura de Literatura de Cordel 2010 – Edição Patativa de Assaré.  Serão premiadas 200 iniciativas de criação e produção, pesquisa, formação e difusão da literatura de cordel e linguagens afins, no valor de R$ 3 milhões. Os projetos não selecionados têm prazo de cinco dias úteis para interpor recurso. Ao todo, o ministério recebeu 688 inscrições.

“Esse prêmio vem atender a necessidade de ressaltar a literatura de cordel e linguagens afins como patrimônio imaterial do Brasil, entendendo sua unicidade e papel central na construção da identidade e da diversidade cultural brasileira”, diz o diretor de Livro, Leitura e Literatura do MinC, Fabiano dos Santos Piúba.

A primeira categoria, Criação e Produção, foi a que recebeu a maior quantidade de inscrições, 323. Nesta categoria, foram classificados 120 projetos de apoio à edição e reedição de folhetos de cordel, apenas 80 serão selecionados e outros 88 para livros, CDs e DVDs, sendo que os 20 primeiros serão selecionados.

Na categoria Pesquisa, dissertações de mestrado, teses de doutorado ou reedição de livros foram classificadas 12 propostas, sendo que apenas 10 serão premiadas, conforme o edital. Para a terceira categoria, Formação, foram classificadas 59 iniciativas já existentes e outras 22 novas.  Esta categoria prevê o apoio a 50 projetos.

Na quarta categoria, Difusão, eventos e produtos culturais que contribuam para a valorização e propagação da cultura popular, como feiras, mostras, festivais e outras iniciativas foram classificadas 85 iniciativas existentes e 17 novas. Serão premiados 30 projetos nesta categoria.

O resultado completo do edital encontra-se no site do ministério.