A Petrobras lança, nesta quarta-feira (29), a pedra fundamental para a implantação da Refinaria Premium II, um dos empreendimentos no estado do Ceará que fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A unidade deverá produzir diesel com baixo teor de enxofre, querosene de aviação, nafta, gás de cozinha e bunker (combustível de navio).
Participarão da cerimônia de lançamento o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli de Azevedo, o governador Cid Gomes, o senador Inácio Arruda, entre outras autoridades.
A área que está sendo estudada para a implantação da Refinaria Premium II fica no Complexo Industrial do Porto de Pecém (CIPP), no município de Caucaia (CE), onde já teve início uma campanha de sondagem do terreno. Quem realiza o Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto ao Meio Ambiente é a Universidade Federal do Ceará.
Operações na refinaria começam em sete anos
A refinaria deverá operar a partir de 2017, com produção de 300 mil barris/dia. Para implantação do projeto há previsão da geração de 90 mil postos de trabalho diretos, indiretos e por efeito renda.
A Petrobras assinou com a empresa americana UOP, tradicional fornecedora de tecnologia na área de refino de petróleo, contrato para elaboração dos projetos básicos e de pré-detalhamento das Refinarias Premium I, a ser construída no estado do Maranhão, e da Refinaria Premium II, no estado do Ceará, para a produção de derivados para os mercados nacional e internacional.
Estão em estudo processos de refino iguais, proporcionando uma redução de custos de projeto e de instalação, além de diminuir os prazos de execução dos projetos.
A Petrobras estabeleceu que os projetos deverão seguir padrões e normas internacionais, também respeitando as normas legais brasileiras. Os projetos de pré-detalhamento (FEED – Front End Engineering Design), apesar de serem responsabilidade da UOP, serão executados por empresas de engenharia brasileiras, para garantir a utilização de mão de obra nacional.