Novas notas do Real começam a circular


A partir desta segunda-feira, o Banco Central vai colocar em circulação as novas cédulas de 50 e 100 reais. As notas de dois, cinco, dez e vinte reais só serão lançadas em 2012.

As novas cédulas vão facilitar a vida dos deficientes visuais. Elas poderão ser identificadas por seus tamanhos diferentes, a de dois reais é a menor, a de cinco um pouco maior, e assim por diante, como já acontece com as moedas de outros países. Além disso, as cédulas terão marcas em alto relevo.

Para o senador Inácio Arruda, as mudanças feitas pela Casa da Moeda significam mais economia, mais segurança e mais respeito aos deficientes visuais. “É o Brasil se ajustando paulatinamente à ideia de que as pessoas podem portar um tipo de deficiência, mas elas não estão debilitadas.”

“Tem mil possibilidades. Nós temos que quebrar os preconceitos para admitir que pessoas com deficiência participam ativamente da vida social, econômica e política do país. A questão da falsificação, tanto o material, com mais durabilidade, menos possibilidade de falsificação, tudo isso, significa mais economia.”

As notas antigas continuam valendo. Segundo o Banco Central, as cédulas de 50 e 100 reais serão todas substituídas no prazo de dois a três anos.