Lula lança pedra fundamental da refinaria Premium II


O presidente Luis Inácio Lula da Silva esteve na manhã desta quarta-feira (29.12), no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, em sua última visita ao Ceará como presidente da República. Ele reafirmou seu compromisso de construir refinaria Premium no Estado e junto com o governador Cid Gomes, o presidente da Petrobrás, Sergio Gabrieelli e o senador Inácio Arruda, acionou a sonda rotativa, dando inicio, simbolicamente, as operações da refinaria.

Em seguida, o presidente Lula descerrou a placa comemorativa do lançamento da pedra fundamental da construção do empreendimento, que deverá ficar totalmente concluído em 2017, com produção de 300 mil barris por dia. De acordo com a Petrobras, deverão ser produzidos diesel com baixo teor de enxofre, querosene de aviação, nafta, gás de cozinha e bunker (combustível para navio).

“Eu precisava voltar ao Ceará para assumir com o governador Cid, com o companheiro Gabrielli, com o povo do Ceará e do Brasil, o compromisso de que finalmente o Ceará terá a tão sonhada refinaria que tanta gente prometeu e não conseguiu fazer”, disse Lula.  E pediu para que fosse feito um cronograma de atividades e entregue aos gestores de empresas envolvidas na construção da refinaria, para que o processo seja acompanhado por todos. O presidente Lula anunciou também que no governo Dilma, Sérgio Gabrielli continuará à frente da Petrobras.

Ainda em seu discurso, Lula falou sobre a importância para a região Nordeste de obras como a Transnordestina, e a transposição das águas do Rio São Francisco. “Agradeço esse projeto primeiro a Dom Pedro II, depois ao vice-presidente José Alencar, que foi o primeiro a convencer as pessoas da importância da transposição, e a Ciro Gomes que era o Ministro da Integração Nacional, Ciro foi essencial e, para ver esse empreendimento  sair do papel, enfrentou até bispo”.

O presidente afirmou que em seus oito anos de governo a parcela pobre da população aprendeu a gostar do que é bom e também que é possível chegar ao poder. “Esse negócio de que pobre se contenta com pouco é mentira, isso é coisa daqueles que exploraram a gente a vida inteira.” Segundo ele, “o povo aprendeu a gostar de coisa boa e aprendeu que pode chegar lá”.

Na mesma ocasião, o governador Cid Gomes discursou agradecendo apoio de Lula a vários projetos que estão sendo implantados no Ceará, destacando o “Minha Casa Minha Vida”. No evento do Pecém, Lula e Cid Gomes também assinarão a Ordem de Serviço para a construção de 6.986 casas para o Ceará. Segundo a assessoria do governador, as 6.986 casas do Minha Casa Minha Vida receberão investimentos de R$ 308 milhões.

Lula deveria ter inaugurado, por meio de videoconferência, a barragem Taquara, em Cariré, durante visita ao Pecém. O compromisso deve ficar para Dilma Rousseff. Houve apenas uma solenidade no local, para formalizar a entrega. A obra foi construída pelo DNOCS com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).