Ensino Superior


A Universidade Federal do Ceará termina o ano comemorando a aprovação de seis novos cursos de pós-graduação, além da adesão a dois outros em rede. Os cursos aprovados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) foram: Doutorado em Agronomia: Solos e Nutrição de Plantas – Centro de Ciências Agrárias; Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento Regional Sustentável – Campus da UFC no Cariri; Mestrado Profissional em Gestão de Recursos Hídricos – Centro de Tecnologia; Doutorado em Direito – Faculdade de Direito; Doutorado em Engenharia de Transportes – Centro de Tecnologia; e Doutorado em Letras – Centro de Humanidades.

Neste segundo semestre, a UFC também aderiu a dois cursos de pós-graduação em rede. O Mestrado Profissional em Saúde da Família, vinculado à Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, foi proposto pela Fundação Oswaldo Cruz e terá como instituições participantes, além da UFC, a Universidade Estadual do Ceará, a Universidade Vale do Acaraú, a Universidade Federal do Maranhão e Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

O outro é o Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, a ser vincu-ado ao Centro de Ciências, proposto à Capes pela Sociedade Brasileira de Matemática e envolvendo 21 instituições de Ensino Superior. Este é inédito por ter abrangência nacional e ser semipresencial. Objetiva formar profissionais, em nível de pós-graduação, para aprimorar o ensino da Matemática na escola básica.

O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC, Prof. Gil de Aquino Farias, informa que agora a UFC conta com um total de 97 cursos de Mestrado e Doutorado. Ele destaca a criação do Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento Regional Sustentável, o primeiro da UFC em Juazeiro do Norte, e a expressiva recuperação dos mestrados de Letras e Direito. “Em avaliações anteriores obtiveram conceito 3 da Capes. Agora conquistaram conceito 4 e ainda criaram seus doutorados”, comemora o Pró-Reitor.