O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) lançaram um programa de bolsas para doutorado na Alemanha. Interessados em participar da seleção devem apresentar suas propostas em forma de projeto, exclusivamente via internet, até 3 de março de 2011.
O objetivo da iniciativa é formar docentes e pesquisadores de alto nível, além de consolidar a cooperação científica entre os dois países. As bolsas serão concedidas a candidatos com excelente qualificação científica e acadêmica, para realização do doutorado integral, duplo doutorado ou doutorado sanduíche na Alemanha. Todas as áreas do conhecimento serão contempladas.
A seleção dos candidatos será realizada por uma comissão mista formada por consultores e representantes das três agências financiadoras do programa. A distribuição das bolsas, aos candidatos aprovados, é estabelecida de acordo com os critérios de cada agência, que possui quota e diferentes critérios para sua concessão. Após a seleção, o bolsista aprovado deve se orientar pelas normas da agência que financiará sua bolsa.
O programa prevê curso de alemão para todos os bolsistas selecionados antes do início da pesquisa. A duração do curso é estabelecida de acordo com os conhecimentos do idioma alemão de cada candidato, a área da pesquisa na Alemanha e as condições e pré-requisitos da universidade anfitriã alemã.