Com a mensagem “Criança na escola, saúde em dia e renda são direitos de toda a família”, está no ar durante todo o mês de dezembro mais uma campanha de utilidade pública voltada aos beneficiários do Programa Bolsa Família, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
Uma sólida parceria entre a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) e o MDS permitiu que fosse construída coletivamente uma solução para chamar a atenção sobre a importância da atualização cadastral. “O grande mérito da campanha é comunicar, por meio de uma linguagem moderna e inovadora, que a atualização cadastral é um processo permanente, ao qual todas as famílias beneficiárias devem estar sempre atentas”, disse Tereza Cotta, secretária nacional adjunta de Renda de Cidadania.
O diretor de Publicidade da Secom, Marcelo Moraes, que desde o início se envolveu com a produção da campanha, disse que a ideia é ressaltar o conceito de permanência da atualização cadastral e mostrar aos beneficiários que eles devem acompanhar nos extratos de pagamento os avisos que identificam as famílias selecionadas para atualização.
A coordenadora de Comunicação do MDS, Dorian Vaz, explicou que é a primeira vez que o MDS utiliza em suas campanhas uma linguagem diferente, urbana, com a cara dos brasileiros das metrópoles, rompendo com o estereótipo de família nordestina como padrão de beneficiários do programa. “Até então, as campanhas do MDS utilizavam apenas imagens e sons que remetiam à zona rural, o que subliminarmente passava a ideia de que o Bolsa Família era restrito ao Semiárido. No entanto, o Programa está presente em todo o Brasil e, de acordo com o Perfil das Famílias Beneficiadas pelo Programa Bolsa Família, de 2009, 70% das famílias beneficiárias residem no meio urbano e 30% na zona rural”.
A escolha do rapper MV Bill também tem relação direta com essa nova proposta apresentada pela campanha. O artista é bastante conhecido nos grandes centros e tem o seu trabalho social reconhecido no Brasil e internacionalmente.
Ao todo, foram produzidas duas peças publicitárias para serem veiculadas em emissoras de TV e rádios do País até o dia 31 de dezembro. “Procurou-se reforçar os resultados positivos do programa na redução das desigualdades sociais, por meio da melhoria nas condições de vida das famílias em situação de pobreza”, explica o coordenador de Publicidade do MDS, Gilmar Santos.
A revisão cadastral é uma atividade anual feita pelo MDS em parceria com os municípios. No início de cada ano, o ministério identifica as famílias com cadastros sem renovação nos últimos dois anos. Essa relação é acessada pelos gestores na Central de Sistemas da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania. As famílias identificadas também recebem avisos nos extratos bancários de pagamento de benefícios.
Confira a peça publicitária para ser veiculada nas emissoras de TV.