Campus da Unilab


Inicialmente com previsão para ser inaugurado no último dia 10, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o campus provisório da Universidade Internacional da Integração da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) será entregue no fim de janeiro. As aulas estão previstas para começar em março.

O reitor da Unilab, professor Paulo Speller, informou que o calendário do primeiro ano letivo da nova universidade federal, que terá sede em Redenção, está mantido. O Campus da Liberdade, que funcionará em caráter provisório, no antigo prédio da Prefeitura do Município, receberá, no próximo ano, 350 alunos e oferecerá cinco cursos de graduação.

Os cursos ofertados pela Unilab serão: Agronomia, Administração Pública, Enfermagem, Engenharia de Energia e Licenciatura em Ciências da Natureza e M atemática. Os estudantes brasileiros que irão ocupar as 175 vagas ofertadas deverão ter sido aprovados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realizado este ano.

As outras 175 vagas, destinadas a estrangeiros de países de Língua Portuguesa, serão para os que forem avaliados em processos seletivos específicos realizados em parceria com universidades conveniadas de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e Macau. Todos vão morar no campus.

Junto à oferta dos cursos de graduação, a Unilab iniciará atividades de extensão e, em 2012 já existe a pretensão de começar os cursos de especialização. Também há solicitações de cursos de mestrados as áreas de agronomia e aquicultura.

Segundo o reitor Paulo Speller, a meta é chegar a cinco mil alunos matriculados num período de cinco anos. Será necessária a contratação de 150 docentes para o quadro fixo da Unilab e mais 150 professores visitantes do Brasil e dos países da Comunidade de Língua Portuguesa da África, Ásia e Europa.

Os programas pedagógicos dos cursos de graduação ainda estão sendo elaborados, mas a reitoria informa que o calendário letivo será dividido em trimestres. Nos dois primeiros trimestres do próximo ano, as disciplinas serão comuns em todos os cursos.

Onde

ENTENDA A NOTÍCIA
Escolhida por ter sido a cidade pioneira na libertação dos escravos, em 1883, Redenção será sede da Universidade Internacional da Integração da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). O município cearense fica no Maciço de Baturité.