Mobilidade urbana de qualidade


Seminário abre espaço para população apresentar e discutir sugestões que garantam a universalização e modernização do direito de ir e vir. Metrô de Fortaleza é destaque no debate.

Uma sociedade mais atenta às questões de acessibilidade e mobilidade urbana. Este é o mote central do "Seminário Transporte & Mobilidade", promovido pelo Instituto da Cidade, Universidade Federal do Ceará (UFC) e Federação de Entidades dos Bairros e Favelas de Fortaleza (FBFF). O encontro, que acontece na faculdade de Direito da instituição de Ensino Superior, teve abertura nesta sexta-feira (12/11) e prossegue até este sábado (13/11).

Segundo a organizadora, Rijarda Aristoteles, cerca de 180 políticos, gestores públicos, professores universitários e lideranças comunitárias, participaram do primeiro dia do encontro. Dentre os temas abordados: políticas públicas, projetos para a rede de transporte da capital cearense, acessibilidade e planejamento urbano. Além destes, a evolução do atendimento do direito público de ir e vir e os principais entraves causados pela falta de continuidade das políticas públicas voltadas para área.

Atualmente, segundo o senador Inácio Arruda (PCdoB), 28% da frota das grandes cidades são constituídas por automóveis particulares, que contigenciam o trânsito nas grandes metrópoles. Ainda segundo o senador, o resultado final do desinteresse histórico dos gestores públicos se torna ainda mais visível pela "adaptação sofrida da infraestrutura urbana e por intervenções que não tem acompanhado o ritmo acelerado de crescimento".

Outro problema na ampliação do serviço é a adequação dos veículos e vias de acesso aos portadores de eficiência. "Cerca de 40% das grandes metrópoles brasileiras não utiliza a rede de transporte público por dificuldades físicas e sociais, com o preço da passagem elevado para algumas camadas da população", cita o senador, que defende a modernização e universalização do serviço com as obras da Copa de 2014.

Avanços

Atualmente, a capital cearense conta com uma frota de 1.748 ônibus, 320 vans, 4.392 táxis, 2.209 mototáxis e 699 transportes escolares. Um dos principais avanços apontados da atual administração municipal tem sido a tarifa de R$ 1,80, considerada a mais barata entre as cidades com sistema integrado no país.

Até 2011, Fortaleza contará com a sua primeira linha de metrô, cortando o município no sentido Norte-Sul. Nos três anos seguintes, o governor Cid Gomes (PSB) se comprometeu em ampliar o atendimento com linhas que cortam a cidade no sentido Leste-Oeste, além de uma linha de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), diversificando e ampliando a rede pública de transporte.

O investimento de mais de R$ 561 milhões, que também incluem a adequação da malha viária de Fortaleza que dão acesso ao Estádio Plácido Castelo, o "Castelão", terão origem em fontes federais, estaduais e municipais.