Cuidado com idosos


De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população idosa brasileira está crescendo. Em 1992, as pessoas com mais de 60 anos representavam 7,9% da população, já em 2008, este percentual passou para 11,1. Os homens e mulheres com mais de 80 anos eram 0,9% em 1992 e foram para 1,5% no ano de 2008 – aproximadamente 2,8 milhões de pessoas. “O cuidado com esses idosos é uma demanda que em breve será apresentada para a elaboração de políticas públicas”, diz o secretário executivo do ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Rômulo Paes de Sousa. Os dados foram apresentados nesta quinta-feira (25), durante o Seminário Internacional: Novas dinâmicas das cidades – desafios para as populações e para as políticas públicas, organizado pela Universidade Cruzeiro do Sul, em São Paulo (SP), sobre os desafios para as populações e para as políticas públicas.

Ainda segundo o IBGE, o número de pessoas com menos de 15 anos está diminuindo. Em 1992, era 34% e, em 2008, caiu para 24,5% da população. O número de filhos por mulher também está abaixo do necessário: 1,8. Rômulo Paes destacou ainda que projeções feitas na década de 1980 identificavam o Brasil com uma população de 230 milhões de pessoas para o ano de 2010. “O censo deve confirmar que somos 190 milhões”, diz ele, acrescentando que outro debate que o País deve enfrentar é a importação de mão de obra estrangeira.

Além do MDS, participam do evento especialistas dos ministérios do Desenvolvimento Agrário, das Cidades e da Saúde; Caixa Econômica Federal; universidades; prefeituras do Estado de São Paulo; além de representantes de Moçambique. O seminário segue nesta sexta-feira com debates sobre o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e as vulnerabilidades sociais nos territórios.