O Ministério das Comunicações vai participar de reuniões do grupo de estudo sobre radiodifusão na União Internacional de Telecomunicações (UIT), que serão realizadas desta quinta-feira (14) a 29 de outubro, em Genebra (Suíça). A instituição será representada pelo coordenador-geral de Acompanhamento de Outorgas do Ministério das Comunicações, Jayme Marques Neto, e o engenheiro Flávio Lima.
Entre os assuntos que serão abordados, está a questão da transição das transmissões analógicas para as digitais. O grupo também discutirá a variação do áudio nas transmissões de TV, buscando soluções que possam reduzir as mudanças bruscas de volume. O desafio é identificar filtros de som que possam ser utilizados tanto para o áudio no formato analógico quanto digital.
A transmissão de dados em banda larga utilizando rede de energia elétrica também será um tema que receberá destaque nas reuniões. Além disso, serão apresentados estudos em novas áreas, como a transmissão de TV em três dimensões.
Segundo o Ministério das Comunicações, é de fundamental importância para a instituição acompanhar a evolução tecnológica para a futura inserção desses serviços, garantindo que não haja interferência nas faixas de freqüências já atribuídas aos serviços de radiodifusão.
UIT
A União Internacional de Telecomunicações (UIT), com sede em Genebra, é o órgão internacional responsável por propor recomendações para padronizar o uso dos serviços nas áreas de informação e comunicação. O Ministério das Comunicações, por tratar de política nacional de telecomunicação e de radiodifusão, ao lado da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), é membro da UIT e desde 2007 tem acompanhado a evolução dos estudos e dos debates do setor.