Patativa para o Brasil ver


Mais de um ano de viagem, muitos visitantes e sucesso além do esperado. Esse é o saldo do projeto "Patativa Encanta em Todo Canto", que levou um caminhão-museu com exposição, vídeos e informações sobre o poeta cearense a várias cidades do Estado e três capitais do País

Após rodar por um ano pelo Ceará e passar por três grandes capitais do País – São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília – o caminhão-museu do projeto "Patativa Encanta em Todo Canto" faz sua parada final, hoje, na cidade-satélite de Ceilândia (DF). Criado em 2009 para celebrar o centenário de Patativa do Assaré, o veículo adaptado levou um pouco da vida e obra do poeta a várias cidades do Ceará, com linha cronológica e a exposição "Patativa do Assaré – Poeta Cidadão", que reúne painéis, fotografias, a discografia, a bibliografia e a filmografia completa, além de uma séria de obras que sobre a trajetória do artista.

Ontem o caminhão passou o dia em frente ao Congresso Nacional, onde foi visitado por parlamentares. "Foi um belo encerramento para essa jornada", comemora o professor Cândido B. C. Neto, coordenador de Ação Cultural da Secult. O caminhão chegou a São Paulo no último dia 11, recebendo o público no Centro de Tradições Nordestinas. Além de visitar as exposições, houve a participação do filho de Patativa, João Batista Gonçalves, que recitou diversas poesias do pai.

Na ocasião, Batista, ao lado do irmão, Geraldo Gonçalves, inaugurou um busto do poeta, feito pelo artista plástico Murilo de Sá Toledo, que passa a fazer parte do cenário do CTN, ao lado dos bustos de Luiz Gonzaga e Padre Cícero.

Da capital paulista o caminhão seguiu para o Rio de Janeiro, onde permaneceu até o dia 16 deste mês, no Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, mais conhecido como Feira de São Cristóvão, reduto da cultura nordestina na cidade carioca. Lá, os cantadores, violeiros e poetas que frequentam o local foram convidados a se apresentar no espaço montado ao lado do caminhão.

Por fim, o veículo estacionou em Brasília, permanecendo de 19 a 21 de outubro na Casa do Ceará e no Congresso Nacional. No Ceará, o museu móvel percorreu todas as regiões, realizando 82 visitas. Em cada município, passou cerca de dois dias aberto à população para visitas gratuitas.

Futuro

Segundo B.C. Neto, o caminhão passa por Ceilândia hoje a pedido da Casa do Cantador, palco de apresentações de grandes nomes da cultura nordestina. "A própria cidade concentra grande número de imigrantes da região. As capitais por onde passou o caminhão também foram escolhidas segundo esse critério, todas tiveram m sua história participação significativa do povo nordestino", detalha.

Segundo o coordenador, a equipe que trabalha no caminhão-museu (técnicos, motoristas, professores) está emocionada com o fim do percurso. "Fomos procurados e há possibilidade acontecer uma terceira etapa, por cidades do Nordeste. O projeto obteve sucesso além das expectativas".

Para marcar o encerramento do projeto no Congresso, ontem à tarde o senador cearense Inácio Arruda lançou em Brasília seu livro "Patativa do Assaré – Poeta Universal" (), coletânea de artigos escritos por estudiosos da obra do poeta e organizados pelo senador. Entre os participantes, estão Gilmar de Carvalho, Oswald Barroso, Sylvie Debs e Tadeu Feitosa.
 

Confira matéria no Jornal Diário do Nordeste