Festival de cultura


A Universidade Federal do Ceará (UFC) realiza, até sexta-feira (), o III Festival UFC de Cultura, que tem o tema “Ceará, África, Lusofonia: Encontros e Diálogos Além-Mar”. O objetivo é discutir temas de relevância acadêmica e social com pesquisadores, personalidades e artistas de países que têm o português como língua oficial.

Toda a comunidade universitária, e o público em geral, terão acesso gratuito a uma extensa programação, composta por mesas-redondas, conferências, oficinas, minicursos, exposições no Museu de Arte da UFC, shows de artistas locais, nacionais e estrangeiros, apresentações de grupos de cultura popular, dentre outras atrações.

O festival também apresentará à sociedade cearense a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), que funcionará no município de Redenção a partir de 2011. A instituição tem o objetivo de fortalecer a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), formada por Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. A Unilab deve receber cerca de 3.500 estudantes de países membros da CPLP.

IV Mostra de Cinema Africano

Dentre as atrações da programação do festival haverá a IV Mostra de Cinema Africano, com filmes produzidos, estrelados ou ambientados no continente. Esta edição, intitulada "In-dependências", trará obras de ficção, filmes baseados em fatos reais e documentários a respeito de processos de libertação de países, comunidades e personalidades africanas. Todas as exibições serão seguidas de debates com especialistas sobre as temáticas abordadas.

Confira aqui a programação.