Estudantes de graduação e pós-graduação e profissionais que atuam na área de bioinformática podem se inscrever até quarta-feira () para o Encontro Brasil-França de Bioinformática, que será realizado entre 8 e 12 de novembro, na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), em Ilhéus, Bahia.
A bioinformática combina conhecimentos de química, física, biologia e ciência da computação para processar dados biológicos. Pode ser definida como uma nova área da ciência da computação que analisa a informação extraída dos projetos de pesquisa em biologia avançada.
Esta é a primeira edição do evento, que faz parte de uma parceria entre pesquisadores franceses e brasileiros envolvidos no Consórcio Internacional em Biologia Avançada (Ciba). As inscrições e demais informações sobre o evento estão disponíveis aqui.
No evento, os participantes vão aprender a abordagem teórica e a prática da bioinformática, com destaque para os avanços recentes relacionados à análise de dados genômicos, transcriptômicos e proteômicos. A agenda traz sessões temáticas teóricas e práticas apresentadas por palestrantes especialistas da área.
O encontro é uma realização conjunta da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, do entro Francês de Cooperação Internacional em Pesquisa Agropecuária para o Desenvolvimento (Cirad), do Pólo de Pesquisa em Agronomia Tropical e Mediterrânea e da Uesc.