Para votar no dia 3 de outubro, o eleitor que perdeu ou teve o título extraviado têm até o dia 30 de setembro para pedir uma segunda via do documento, em qualquer cartório eleitoral do País. Só podem pedir a reimpressão os eleitores que já tinham ou pediram o título até 5 de maio deste ano, data em que foi fechado o cadastro eleitoral de 2010.
O Tribunal Superior Eleitoral reiterou na sessão plenária desta terça-feira () a obrigatoriedade da apresentação do título e de um documento oficial com foto para votar nas próximas eleições. Como documento oficial serão aceitos a carteira de identidade ou documento de valor legal equivalente, carteira de trabalho ou de habilitação com foto e certificado de reservista. Já as certidões de nascimento ou casamento não serão admitidas como prova de identidade.
Estão aptos a votar nessas eleições 135.804.433 brasileiros. No dia 3 de outubro, serão escolhidos o novo Presidente da República (e seu vice), 27 governadores, 54 senadores, renovação de 2/3 do Senado Federal, 513 deputados federais e 1.069 deputados estaduais/distritais. Caso nenhum candidato a presidente ou a governador alcance a maioria dos votos válidos neste dia, haverá segundo turno no dia 31 do mesmo mês.
O prazo anterior para reimpressão do título terminava na próxima quinta-feira (), mas os próprios tribunais regionais eleitorais entenderam que a prorrogação seria melhor tanto para a Justiça Eleitoral quanto para os eleitores. Apenas este ano, cerca de dois milhões de brasileiros já pediram a segunda via do documento eleitoral. Para atender à grande procura, cartórios de vários estados e do Distrito Federal fazem plantões nos fins de semana.