A Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (Cnic), vinculada Ministério da Cultura, se reúne no Rio de Janeiro a partir desta quarta-feira (1º), com o objetivo de avaliar pareceres de projetos culturais que pedem a autorização para captação de recursos com apoio na Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). As atividades do grupo na cidade vão até a sexta-feira (3).
Na pauta do grupo, que se reúne pela 180ª vez, existem 618 projetos, abrangendo áreas de Artes Cênicas, Artes Visuais, Música, Patrimônio Cultural, Audiovisual e Humanidades. Participam da reunião membros da Comissão, representantes da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic/MinC) e gestores e técnicos do ministério no Centro Cultural Banco do Brasil, equipamento cuja programação tem apoio da Lei Rouanet.
Ao realizar o encontro em outros estados, o grupo pretende ampliar a representatividade das cinco regiões brasileiras dentro da Comissão. A meta é que, em breve, as reuniões passem a ser itinerantes, de forma a conhecer mais de perto as peculiaridades e demandas de cada localidade.