Nesta terça-feira () a Secretaria da Saúde inaugura 70 novos leitos no Hospital Geral de Fortaleza, aumentando de 413 para 483 o número de vagas do hospital. Antes das obras de ampliação, que já duravam 11 anos e que estão sendo concluídas agora, eram 319 leitos.
Serão inaugurados ainda o prédio do setor administrativo e a fachada principal do HGF, que fica na Avenida Ávila Goulart, 900, Papicu. Mais obras serão concluídas no HGF. Até o final deste ano serão entregues à população a nova emergência obstétrica e a unidade de coleta de exames.
1.409 leitos a mais
Com os 70 novos leitos do HGF, somados ao total de leitos de todas as obras já concluídas e em funcionamento, e ainda as programadas pelo Governo do Estado, a capacidade de assistência à saúde no Ceará aumenta para 17.157 leitos hospitalares do Sistema Único de Saúde (SUS). Desse total, 1.409 são leitos novos, um incremento de 9,2% sobre os 15.712 leitos hospitalares do SUS existentes no Estado antes da implantação dos novos leitos. Foram entregues à população pela Secretaria da Saúde do Estado 264 novos leitos na rede pública de saúde, entre 2009 e 2010. Nas obras em execução serão entregues 294 leitos no Hospital Regional do Cariri (HRC), em Juazeiro do Norte, que será inaugurado ainda este ano, 382 leitos no Hospital Regional da Zona Norte (HRN), em Sobral, em construção, e na capital 63 leitos na terceira etapa da ampliação do Hospital Infantil Albert Sabin.
Somente em 32 Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24 horas) serão até 336 leitos. Das oito UPA 24 horas que estão em construção, a da Regional VI, em Fortaleza, fica com o prédio pronto na próxima semana e, em outubro será concluída a UPA de Maranguape. Já foram assinadas ordens de serviço e estão em obras outras seis UPA, duas na capital (Regional II e V), Pentecoste, São Benedito, Crateús e Pecém. Até o fim deste mês de setembro, será autorizado o início das obras de mais seis UPA 24 horas nos municípios de Fortaleza, na Regional III, Eusébio, Aracoiaba, Horizonte, Canindé e Caucaia.
Aumento de leitos
O Ceará passou a ter nos últimos dois anos mais 94 leitos no HGF, 18 no Hospital Infantil Albert Sabin, 66 no Hospital Waldemar Alcântara, 58 no Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart, 18 no Hospital São José de Doenças Infecciosas, 7 no Hospital Geral César Cals e 3 no Instituto de Prevenção do Câncer do Ceará (IPC).