A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (Sedh) e o Instituto de Tecnologia Social abriram cadastro de espera para o curso gratuito à distância de Direitos Humanos e Mediação de Conflitos. Desde 2008, 68 mil pessoas do Brasil e do exterior já participaram da iniciativa.
O curso tem como objetivo capacitar e dar subsídios para encaminhamento de situações de conflito e contribuir para promoção e defesa dos direitos e respeito à diversidade. Segundo o coordenador geral de Educação em Direitos Humanos da Sedh, Fábio dos Santos, a ação busca colaborar para a educação no tema, respeitando a diversidade e promovendo avanços na conscientização, compreensão e efetivação dos Direitos Humanos e estratégias de Mediação de Conflitos.
O curso tem carga horária de 66 horas, divididas em 10 módulos. A formação oferece aos participantes ferramentas para solução de conflitos e informações sobre o funcionamento de órgãos públicos, além de troca de experiências. Além da participação dos brasileiros, o curso registra a inscrição de pessoas de 56 países e 543 entidades distribuídas por países, estados e municípios.
Cada módulo contém atividades e elaboração de planos de trabalho, seguidas de avaliações e acompanhamento do diário de tutores, além de fórum para interação entre os estudantes. O curso emite, ao final, o certificado de conclusão.
A inscrição para o curso online pode ser feita através do site da iniciativa.